Existe vida após a morte?

vida após a morteOlá amigos!

Hoje vamos falar sobre este tema tão discutido e ao mesmo tempo tão controverso, “Existe vida após a morte?”.
Desde que o homem existe, esta dúvida paira sobre os seus pensamentos.
A opinião da maioria das pessoas é que sim existe, o que diverge muito são os aspectos desta vida.
Alguns acreditam que após a morte, o espírito permanecerá em sono até o dia do julgamento;
Outros entendem que após a morte, vamos diretamente para o céu ou o inferno;
Algumas crenças orientais, entendem a morte como uma passagem e que o corpo morre mas o espirito continua da mesma forma como antes;
A ciência tenta mostrar definitivamente se existe ou não vida após a morte. Ainda não é provado pela ciência desta impossibilidade.

Segundo o Catolicismo

Somente a fé católica tem resposta clara para esta questão.
Esta afirmação está baseada em como o catolicismo interpreta as passagens bíblicas.
A Carta aos hebreus diz que “está determinado que os homens morram uma só vez e em seguida vem o juízo” (Hb 9,27).
Portanto para os católicos, após a morte, vem o julgamento.
Segundo o Catecismo como informa o Prof. Felipe Aquino, “Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja através de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre”. Veja completo clicando aqui

Segundo a ciência

A ciência não descarta e nem confirma a existência de vida após a morte, pelo menos não por essência. Mas trabalha constantemente para provar as teorias mais variadas. Vamos abortar uma matéria recente no History.

Recentemente foi realizado uma pesquisa baseada em dois mil casos de pessoas que sofreram paradas cardíacas.
40% dos que sobreviveram relataram ter experimentado um estado de consciência entre o momento da “morte” clínica e o reinício das funções cardíacas.
Veja completo clicando aqui. Na verdade esta e outras pesquisas estão demonstrando um interesse cada vez maior da ciência em desvendar este mistério.
O fato de ainda não ter provado que não exista vida após a morte, dá cada vez mais força a crença espiritualista e faz com que a fé cega perca forças.

Segundo o Espiritismo

Em primeiro lugar devemos entender como é formado o homem.
Está explicado em “O Livro dos espíritos” codificado por Allan Kardec no capitulo II, mas especificamente a pergunta 135 que o homem é formado por três partes essenciais:
1°) O corpo, ou ser material, semelhante aos dos animais;
2°) A alma. Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;
3°) O perispírito. princípio intermediário, substância semi material, que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. Tais são. Num fruto, a semente, a polpa e a casca.

Desta forma, podemos entender o corpo como algo temporário, que deve ser usado de forma sábia por todos nós.
Da mesma forma, entendemos também que este corpo não é mais importante do que o espírito, pois, um dia perecerá.
O Espírito é imortal e independente do corpo.
O perispirito é a ligação entre o corpo e o Espírito. O perispirito também é responsável por moldar o corpo físico.

Quando ocorre a morte do corpo físico, na verdade está ocorrendo o desligamento do perispirito com o corpo material e isto é chamado de “Desencarnação”.
De acordo com a doutrina espírita, a vida real do homem não é enquanto encarnado(dentro do corpo físico) e sim desencarnado(fora do corpo físico), portanto, ao morrer, o Espírito fica livre do seu envoltório carnal para alçar voos mais abrangentes no mundo espiritual.

Os espíritas em geral não temem a morte pois creem que esta vida terrestre é passageira e muito pequena diante da eternidade.

Reencarnação
Não é possível explicar a vida após a morte sem falarmos também da reencarnação, pois, estão inseparavelmente ligados.
A reencarnação é o processo contrário da morte, ou seja, o espírito é ligado a um corpo físico através do perispírito.

Ainda no mundo espiritual, nas colônias e hospitais do além, são preparadas as provas as quais o espírito precisa passar.
Estas provas são determinadas pelos débitos contraídos pelo reencarnante. Por exemplo: Um espírito que tenha desencarnado devido ao uso de drogas, causando problemas em seu corpo físico, carrega para o perispirito estes problemas.
Neste caso, seu novo corpo terá sequelas destes abusos.
Após serem definidas as características do novo corpo, o espírito parte para a fase de adaptação, onde seu perispirito se molda ao formato de corpo definido e é reduzido ao estado fetal.
Após a fecundação da mãe na terra, este perispirito é ligado finalmente ao embrião que a partir de então passa a ser sua morada.
É assim que se explica bebês que nascem acéfalos ou com outros problemas que os impossibilitarão de ter uma vida normal.

Enganos

É um engano nosso pensarmos que temos posse do corpo e que dele podemos fazer o que bem entender. Deste pensamento é que surge débitos terríveis.
Fumo, uso de drogas, sexo desregrado entre outros vícios causa tanto mau para nosso perispirito quanto fez ao corpo físico. Nestes casos, somos considerados suicidas inconscientes.
Outro engano comum no ser humano é de achar que acabar com a própria vida vai resolver todos os problemas. Na verdade este ato só agrava em muito os problemas do espírito, pois em sua covardia não suportou as provas que o levariam a redenção. Terá que refazer as provas com o agravante causado pelo ato impensado.

Consolo
Se por um lado, sabemos que somos os artífices de nossos próprios infortúnios, por outro lado existe uma consolação inquebrantável de saber que vamos nos reencontrar com nossos entes queridos na pátria espiritual. Claro que isto depende de nós, pois, como diz o Evangelho de João (14,2) “Na casa de meu pai há muitas moradas” e podemos não estar no mesmo degrau na escala da evolução para alcançarmos nossos irmãos, porém, é sempre um incentivo para o espírito se purificar através do trabalho.
A morte não é o fim, e sim o recomeço no ciclo das reencarnações, e temos a possibilidade a cada dia de diminuir ou aumentar este ciclo. É nosso dever selar pelo nosso veículo carnal, pois, iremos prestar contas com o Criador pelo mau uso deste veículo.

Vamos sempre pensar em como usar nosso tempo, trabalhando e servindo ao próximo pois, somente assim não teremos medo da própria consciência.

E você? Já pensou sobre isto?

Deixe seu comentário, compartilhe!

Fonte: Olhar Além

Deixar um comentário