Educação e Espiritismo

educaçãoOlá amigos!

Hoje vamos falar sobre educação infantil e em que o Espiritismo pode ajudar a melhorar o quadro existente.

Temos visto nos últimos anos, cada vez mais problemas na educação o Brasil e em grande parte dos países do mundo. Violência, analfabetismo, bullying, etc…
Isto indica que ainda temos problemas sérios a serem resolvidos.
Exatamente por estes motivos é que a espiritualidade está trabalhando fortemente na mudança deste quadro. Trazendo ao mundo espíritos cujo propósito é mudar a educação e a forma de se educar as crianças e adolescentes.
Falando especificamente do Brasil, podemos notar facilmente a carência de bons profissionais, material adequado, e principalmente, comprometimento da sociedade como um todo.

Nossas crianças estão cada vez mais inteligentes e isto é um fato. Não é possível que elas sejam educadas como há cinquenta anos, é necessário que haja mudanças no escopo do ensino, fazê-las pensar mais e copiar menos.
Nossos conceitos de educação precisam ser repensados, como fomos ensinados funcionou? Tivemos uma boa educação? Eu tinha interesse nas aulas?

Muitos de nós não tínhamos interesse pleno em nossa própria educação, matávamos aula, não prestávamos atenção ao professor, ficávamos no “fundão” apenas conversando e até mesmo respondíamos aos nossos professores.

A maioria dos pais também não colabora com a educação dos filhos da forma como deveriam.
Não basta colocar os filhos na escola e deixar que eles façam tudo sozinhos. É preciso participar, ajudar em casa, comparecer às convocações na escola, ajudar na melhoria com ideias úteis.

É preciso entender que o mundo mudou e que o pensamento é a chave para a educação intelectual e que a moral é fundamental para a formação do indivíduo.
A criança de hoje está muito mais ligada ao mundo do que nós estivemos em nossa época. Isto está claro e não podemos negligenciar os enormes potenciais contidos em cada uma delas.
Por isto, devemos fazê-los pensar e não somente gravar temporariamente as respostas escritas no caderno.

Sócrates, um dos maiores filósofos que já viveram na terra elegeu o diálogo como método de investigação para os problemas da vida e com isto fez do pensamento a maior ferramenta de incentivo à evolução.

Moral Espírita
Além de educarmos nossas crianças intelectualmente, também é necessário a educação moral e essa é a questão mais negligenciada nos dias de hoje.
Nossos filhos precisam de educação moral para crescerem em harmonia com a sociedade.
Para isto o espiritismo está plenamente preparado pois a moral Espírita é a moral do Cristo.
Ensinar aos filhos como agir com os outros da mesma forma que gostariam que os outros agissem com eles.
Devemos mostrar além de falar, agir e dar exemplos sempre, pois, não é possível ensinar sem praticar na educação das crianças.
Neste caso também é importante não haver brigas do casal na frente dos filhos, evitando que os pequeninos desenvolvam traumas.
Quantas mulheres tem problemas em aceitar o afeto dos homens porque assistiam ao pai bater e gritar com sua mãe.
Quantos esperam o príncipe ou princesa encantados, aguardando qualidades impossíveis de serem atingidas ao verem seus pais sempre reclamando dos parceiros.
Quantos não gostam de trabalhar porque viram os pais no desleixo doméstico.

Somos todos responsáveis pelo que ensinamos, pela forma com que educamos nossos filhos e seremos cobrados pela má educação que fornecemos.
Precisamos ter consciência e comprometimento com a educação moral das nossas crianças, principalmente àquelas mais difíceis.

Nós espíritas sabemos que nem sempre recebemos como filhos espíritos amigos, a maioria tem compromissos adquiridos nas vidas passadas. Isto nos mostra que precisamos dedicar o máximo de amor, carinho e paciência aos nossos filhos, pois assim estaremos não só auxiliando-os a crescer prontos para a vida mas também estaremos pagando nossos débitos com eles.
Quantos e quantos espíritos hoje foram inimigos no passado e que, pela passagem da vida como pais e filhos hoje se tornaram amigos incondicionais?
A espiritualidade sabe o que faz e nos coloca juntos daqueles que realmente precisamos na vida corpórea.

Pensemos nisto e coloquemos em prática a lei do amor ainda hoje, disponibilizando o melhor possível na educação dos nossos filhos.
Pais, mais carinho na educação, exemplos morais em casa e comprometimento com os filhos.
Professores, mais amor ao trabalho, diálogos mais abrangentes e acima de tudo, comprometimento com a educação das crianças. A evolução da humanidade passa por suas mãos, não desperdice esta oportunidade.

Vamos aplicar a moral Espírita que é a moral do Cristo no nosso dia a dia.

Todos temos obrigação de educar nossas crianças, vamos juntos?

Grande abraço.

Compartilhe, comente e ajude a divulgar este tema tão importante.

Fonte: Blog – Olhar além – Sempre o lado bom das coisas

Deixar um comentário