Quem é Jesus?

jesusechicoOlá amigos!

Hoje iremos conversar sobre uma figura sem igual. Exemplo de todas as virtudes e máxima referência para a humanidade. Quem poderia ser?
Logicamente estou falando de Jesus.
Quem é Jesus? O que ele fez para ser o mestre dos mestres? Jesus é Deus?
Estas e outras perguntas tentarei responder sob a ótica da doutrina Espírita.

Jesus, sem qualquer dúvida foi o maior nome já pronunciado na face do nosso planeta. Tanto que marcou os tempos em dois momentos, AC (Antes de Cristo) e DC (Depois de Cristo).
Isto encerra a discussão sobre a sua importância na humanidade terrestre.
Mas porquê? O que ele teria feito para ser tão importante para todos nós?

Algumas doutrinas pregam que Jesus é Deus, outras que ele é um profeta, outras que não existiu e tudo não passa de mentira.
O Espiritismo nos ensina que Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho, o arquiteto do planeta terra, tendo preparado tudo o que era necessário para a vida na terra desde o início deste mundo.
Jesus é o nosso governador Espiritual, toda espiritualidade amiga trabalha em seu nome.

Recentemente assisti uma palestra do orador e escritor espírita José Carlos de Lucca, e obtive uma ideia muito interessante sobre Jesus.
Existe uma pergunta que as vezes me fazia: Como Jesus saberia tudo o que precisamos e o que pensamos quando nos conectamos a ele pela oração?
A resposta me foi dada pelo Sr. de Lucca.
Porque a aura de Jesus é do tamanho da terra, ou seja, estamos conectados a ele onde quer que estejamos, nossos pensamentos, sentimentos e orações estão dentro da abrangência de sua aura.

Lembramos aqui que a “Aura” tem sua abrangência relativa ao grau de adiantamento do Espírito.
A maioria de nós encarnados neste mundo tem uma aura pequena entre 0,1 e 2,0 centímetros.
Dizem que a aura de Chico Xavier tinha trinta metros, o que indica o seu alto grau de adiantamento.
Desta forma, podemos ter uma ideia do grau de evolução de Jesus.
Jesus disse e está contido na bíblia.
“Meu pai trabalha até hoje, e eu também”.
O Cristo não fica ocioso, simplesmente sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso, ele trabalha todos os dias, não se cansa, não julga e não sente raiva ou rancor.
Ele passou por todas as provas que um ser humano poderia ter passado e sabe de todas as nossas aflições e pesares. Por isto não nos julga mas nos ampara com seu infinito amor.

A vinda de Jesus à terra
Jesus veio a terra com uma missão extremamente difícil e somente poderia ter sido completada por um Espírito de sua pureza.
Não se trata apenas de dar sua vida para redimir os pecados da humanidade, isto é apenas uma forma de nos eximirmos das culpas e de dizer que estaremos salvos apenas por aceitá-lo.
A vida inteira de Jesus Cristo foi marcada pelo ensinamento superior, onde todas as virtudes foram destacadas ao máximo grau.

A caridade foi ensinada pelo Cristo através de toda a sua vida, curando, ensinando, protegendo. De quantas curas Jesus foi protagonista. Não é verdade?
A amizade de Jesus é o exemplo mais forte de sua magnitude. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
João 15:15”
A humildade foi demonstrada inúmeras vezes e podemos destacar que Jesus lavou os pés dos seus apóstolos e aceitou serenamente os insultos aos quais foi alvo em seu “julgamento público”. Será que temos humildade para fazer ao menos um pouco disto.
O perdão é o maior exemplo de que o egoísmo deve ser combatido com todas as nossas forças. Jesus perdoou seu traidor Judas, seus algozes no calvário, e a nós também, que estivemos lá no momento de seu suplício, cuspindo, gritando barbaridades e incitando a crucificação. Muitos de nós estivemos encarnados entre aqueles que tornaram o madeiro da cruz mais pesada para o Cristo. Mesmo assim ele nos perdoa e nos ama.

Amor de Jesus
O Cristo nos pediu que nos amassemos uns aos outros como ele nos amou.
Como podemos realizar este desejo de nosso amigo?
Vamos analisar o que ele fez pelos amigos.
1 – O Cristo considerava todos como amigos. Entrou na casa de Zaqueu e transformou sua vida, mesmo quando todos o odiavam pelo seu trabalho de cobrador de impostos;
2 – O mestre sabia que seria traído por Judas e mesmo assim o deixou seguir o caminho escolhido por ele. Após seu desencarne, Jesus foi ao encontro do amigo no umbral para o perdoar pessoalmente;
3 – Jesus nunca ensinou ou deu conselhos errados a ninguém, ao contrário, sempre tentou tirar o espírito do caminho do erro. Quandos amigos temos que nos levam para os vícios em geral não é?
4 – Afirmou que “Das ovelhas que o pai me confiou nenhuma se perderá”. Isto quer dizer que ele nunca desistirá de nenhum de nós, não importa o que fizermos.

Poderíamos encontrar milhares de outros exemplos, mas acredito que estes quatro já são o bastante por enquanto, visto que a maioria de nós ainda não os pratica sempre não é mesmo?

Jesus é Deus?
A ideia de que Jesus é Deus, se deve ao fato de que a maioria das pessoas terem sido educadas dentro do conceito da igreja Católica sobre a “Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo”.
O Espiritismo não aceita esta ideia, porém, respeita profundamente todos os conceitos do catolicismo e demais religiões que os pregam.
O conceito da trindade pregada pelas igrejas, para o Espiritismo não encontra fundamentos na fé raciocinada, portanto, não é aceito.
De acordo com a doutrina Espírita, Deus criou todos os Espíritos igualmente ignorantes, devendo passar por todas as etapas de aperfeiçoamento até chegar ao grau máximo da evolução de Espíritos Puros.
Jesus, nosso mestre e guia passou por todos estes degraus (claro que em outros orbes em outros lugares do universo) e transformou-se num Espírito purificado, passando a colaborar com Deus na cocriação do universo. Isto porque sabemos que o universo está e sempre estará em construção.
Jesus disse que Deus trabalha até hoje e ele também.
O Cristo hoje é nosso guia e gentilmente nos está conduzindo ao pai, ensinando, intuindo, comandando sua legião de amigos espirituais e com certeza um dia todos nós estaremos junto a ele, colaborando na cocriação do universo.
Portanto, negar que Jesus é Deus não é menosprezá-lo e sim entendê-lo um pouco mais. Sabendo que a sua afirmativa “Vos sois Deuses, podeis fazer o que faço e muito mais” é real, podemos alçar voos muito maiores em nossa caminhada. Poderemos assumir novos compromissos evolutivos sem medo de errar, pois errar faz parte do processo de aprendizagem.
Assim como o Cristo é o nosso Governador Espiritual, existem outros Governadores em outros mundos, outras galáxias e outros universos.

Portanto, para a doutrina Espírita, Jesus não é Deus, mas é o mais alto grau de pureza e perfeição.

Fonte: Blog – Olhar além – Sempre o lado bom das coisas

Deixar um comentário