Tecnologia e Espiritismo

imortalidade-criacao-adaptacao

Olá amigos!

Hoje vamos falar sobre um tema que se atualiza a cada momento, a tecnologia.

Não é novidade para ninguém que a tecnologia nos últimos 72 anos deu um saldo gigantesco, isto desde o advento do primeiro computador do mundo o ENIAC(Electronic Numerical Integrator And Computer) ou Computador e Integrador Numérico Eletrônico criado em 1943 pelo exército americano.
Este computador tinha capacidade inferior a de uma pequena calculadora atual.
A partir daí, muitos outros foram sendo desenvolvidos e suas melhorias eram sempre exponenciais. Hoje temos bilhões de dispositivos entre computadores, notebooks, tablets, e dispositivos móveis como relógios que acessam a internet ou ajudam a controlar a pressão arterial.
Absolutamente tudo está conectado à internet de milhares de formas diferentes e controlados remotamente em locais desconhecidos pela maioria dos usuários.

Ufa! Quanta coisa!

A aproximadamente 20 anos temos estado cada vez mais conectados à rede mundial de computadores. Isto fez surgir um novo mercado muito promissor, as redes sociais. Foram criados verdadeiros mundos virtuais, onde estamos imersos de infinitas formas, bate-papos, jogos, religiões entre outras milhares de coisas.
Vivemos cada vez mais uma vida virtual, nos distanciando das pessoas fisicamente apesar de estarmos extremamente próximos virtualmente. Podemos ver, ouvir, digitar e falar com pessoas em qualquer ponto do mundo e até fora dele, bastando para isto ter uma rede sem fio(wireless).

E aonde estão os livros?
Hoje temos audiobooks(áudio livros) e pdf (livros em formato para leitura na tela de qualquer dispositivo digital) disponibilizados pela internet, temos sites especializados na disponibilização destes conteúdos, porém, quase não lemos mais um bom livro, revista e jornais;

Onde estão os jogos como Damas, xadrez, tabuleiros, etc?
Existem centenas de versões para estes jogos e milhares de outros jogos na rede, celulares, computadores etc.

Os facilitadores são muitos, não podemos negar que a humanidade hoje não poderia viver sem estes recursos tecnológicos.
A tecnologia é uma excelente ferramenta para impulsionar o progresso da humanidade e pode ser usada para o bem ou para o mau.

Atualmente, a comunicação e distribuição de informações é feita imediatamente e quase que instantaneamente todo o mundo as recebe. Isto faz com que o nível de conhecimento adquirido seja centenas de vezes maior do que a trinta anos, onde a informação circulava apenas em jornais e revistas e as correspondências através de cartas seladas.

A televisão era em preto e branco, hoje FULL HD (Alta Definição);
Os programas eram interativos pelo telefone e cartas, hoje existe a possibilidade de interagir pela própria tv ou através de mensagens do celular smartphone;
Os rádios eram a melhor forma de conhecer grupos musicais e bandas, hoje a melhor forma é o Youtube da empresa Google;

Muitas pessoas ficam ricas utilizando a internet como alavanca, pseudo celebridades, empresários, grupos musicais, humor, entre outros.
Não podemos negar o potencial positivo que a tecnologia nos proporciona, basta verificarmos que antigamente a maioria dos trabalhos masculinos era braçal e hoje isto se tornou quase voltado aos que possuem menor grau escolar.

Nossos benfeitores espirituais nos dizem que em breve a tecnologia irá supri todas as nossas necessidades braçais, sobrando para nós apenas o trabalho intelectual. Isto servirá para nos ajudar a evoluir muito mais nosso intelecto e o mundo será mais dinâmico do que é hoje.
Teremos mais tempo para aprender, ensinar e exercitar as leis de amor.

Um dos maiores benefícios da tecnologia com certeza fica por conta da rapidez na absorção de informações. Vejamos:
Jornais informativos online;
Fóruns de discussões em geral;
Documentos pessoais;
Redes sociais;

Apesar destas ferramentas serem benéficas, existem outras questões ligadas a elas.

Onde está o relacionamento interpessoal nesta história?
Realmente, é uma realidade que a forma de nos relacionarmos mudou muito, existem pessoas que conversam pela rede estando extremamente próximas.
O uso destas ferramentas não deve comprometer nossa vida social real, sob a pena de criarmos para nós débitos duradouros no campo do relacionamento com as pessoas que convivemos.

Existe vício digital?
É muito comum encontrarmos pessoas que literalmente não conseguem deixar de estar conectados, seja através do computador ou do celular.
Estas pessoas tem muita dificuldade de passar algumas horas longe das redes sociais. Este processo de anti-socialização é extremamente perigoso.

Muitos pais não tem controle sobre o que os filhos fazem na grande rede, não sabem dos riscos que se corre ao navegar na internet sem cuidado.
É possível cair facilmente em golpes ou encontros pessoais com aqueles que dizem ser outras pessoas nestas redes.
Já houve casos de falsos sequestros bem sucedidos pelos bandidos, justamente porque colocamos muita informação pessoal nestas redes sociais. Alimentando o tráfego destas informações, podemos estar alimentando o crime digital e pessoas mau intencionadas.

A quantidade de novas tecnologias é muito grande e cresce a cada dia, deixando muitas pessoas numa inexplicável euforia.
Usar e abusar destes recursos pode trazer consequências graves para nossas vidas.

Tecnologia e espiritualidade
É possível que estejamos sendo manipulados para agir de determinadas formas:
Uso de pornografia nunca foi tão fácil, está acessível até mesmo a crianças em qualquer momento. Esta facilidade afasta os usuários do que realmente é importante, a família e Deus;
Passar horas na frente de um computador ou televisão assistindo lutas e outras programações destrutivas pode causar transtornos de ordem social. É como se estivessemos de volta à antiga Roma assistindo às lutas nos coliseus, vendo homens e feras se digladiando até a morte. Os mais assistidos são os programas policiais, mostrando assassinatos ao vivo e todas as formas de violência em qualquer horário.

Todas estas formas de uso e outras podem nos desviar do caminho de Deus, bastando nos importarmos mais com o que consumimos de informação inútil e deixando de nos concentrar no belo e no bom.

A espiritualidade inferior, pode utilizar-se de nossas vibraçoes de medo, raiva ou desejos negatívos para alimentar seus hábitos inferiores.
Nossas energias desperdiçadas são o manancial ao qual nossos irmãos vinculados ao mau se nutrem e mantém seus desejos vivos.
Somos enfim, vampirizados por eles e passamos por processos obsessivos que, se não combativos no início podem se tornar sérios agravantes de nossos débitos.

É importante entender que a tecnologia está aí e deve ser utilizada, mas de forma controlada para que ela não tome o posse de nossa vida.
É importante ficar atento ao que os filhos fazem na rede mundial de computadores, visando não deixá-los alheios ao mundo real.
É importante voltarmos nossos velhos hábitos de conversar pessoalmente.
É importante não trocar um abraço verdadeiro por uma cutucada ou curtida na rede.
É importante praticarmos um esporte com os amigos e deixar um pouco de lado os jogos eletrônicos.
É importante almoçar com a família sem interrupções do celular vibrando por uma mensagem WhatsApp que acabou de chegar.
É importante ler bons livros, pois este é um hábito que não devemos deixar morrer.
Enfim, é importante utilizar a tecnologia de forma consciente e pautada nas leis naturais, usando o tempo que ganhamos com ela para evoluir e auxiliar, trabalhar e servir.

Vamos conversar hoje?
Mas pessoalmente ok?

Abraço a todos.

Gostou? Compartilhe, comente, ajude a divulgar a doutrina Espírita.

Fonte: Blog – Olhar além – Sempre o lado bom das coisas

Deixar um comentário