Violência

violencia

Olá amigos!
Vamos falar hoje sobre um tema muito presente na vida de todos nós. A violência.

Por que será que a violência ainda é tão presente nos dias de hoje?
Ninguém pode negar que estamos cercados por todos os tipos de violência, porém, será que nós mesmos não somos responsáveis pela manutenção deste quadro?
Desde crianças recebemos centenas de indicativos de que a violência é boa e que atos violentos são normais. Vemos nossos pais assistindo programas de televisão cujo foco é exatamente a violência. Quanto mais cruel for o crime mais audiência tem estes programas.
Mesmo quando estamos caminhando pela calçada, muitas vezes nos comprazemos com as dores do outro. Vemos um criminoso sendo baleado e achamos isto bom dizendo: “Menos um problema nas ruas”.
Acontece que nós fazemos a manutenção da violência todos os dias. Gostamos de assistir programas de luta onde dois homens se confrontam como verdadeiros guerreiros da idade média nos dias atuais.

Desde os tempos mais remotos, a humanidade usa a violência como ferramenta de opressão e diversão, vingança e obtenção de poder.
A Bíblia nos relata desde o início dos tempos casos de violência como Caim matando Abel, a perseguição dos egípcios sobre os hebreus e as guerras fazendo expandir o império romano.
Quantos países conhecemos que foram livres de suas amarras através de revoluções violentas?

Segundo o Livro dos espíritos CAP. VI, o que leva o homem à guerra é a nossa predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual.
É muito comum nos pegarmos brigando com alguém e só depois perceber de sua inutilidade. Isto indica que ainda somos mais conduzidos pelos instintos do que imaginamos.

O espiritismo nos ensina que o Espírito é criado simples e ignorante por Deus e com o passar das experiências materiais vai se depurando até o grau mais elevado da escala espiritual.
No princípio da animalidade temos o instinto, a força que nos impele à nos manter vivos; depois adquirimos as sensações, temos então os desejos; após isto, conquistamos os sentimentos.

O problema da humanidade é que ainda temos muito arraigados o instinto e os desejos, e muitas vezes os desejos são mais fortes do que os sentimentos e somos capazes de tudo para satisfazê-los, basta notarmos a grande quantidade de crimes passionais arrebatando almas para os umbrais.

Nossos companheiros espirituais nos informam que a humanidade está em um momento de transição devido ao fato de que o mundo está evoluindo. Neste momento, Espíritos criminosos estão recebendo novas oportunidades de reencarnação, visando se melhorarem.

Da mesma forma que nossos ancestrais vieram de outros mundos exilados leia os livros “Os Exilados da Capela (Edgar Armond), A caminho da luz (Emmanuel) e A Gênese (Allan Kardec)”, nós também estamos sendo testados para saber se teremos condições de acompanhar a evolução do globo terrestre.

De fato, uma nova ordem mundial está por vir e as ondas de violência atuais são fruto da ignorância dos Espíritos encarnados que acreditam ter total liberdade para agir conforme sua vontade.
A estes Espíritos está guardado o exílio para mundos menos evoluídos do que a terra, caso não hajam aproveitado esta divina oportunidade.

Cabe a todos nós, deixarmos de praticar os atos de violência para que possamos continuar aprendendo e evoluindo junto a humanidade terrestre.

Vamos aprender a ver mais pacíficos, humanizados, compreensivos e tolerantes, para assim ajudarmos este mundo a acabar com a violência.

E aí? vamos juntos trabalhar por esta causa?

Fonte: Olhar Além

Deixar um comentário